Especialistas comentam os 25 anos da Política de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências
Violências e acidentes seguem entre as principais causas de morte e adoecimento da população brasileira. Entre adolescentes de 10 a 19 anos, por exemplo, os sinistros de trânsito e as violências figuram entre as principais causas de óbito no país, evidenciando a dimensão das chamadas causas externas como problema de saúde pública. Nesse contexto, a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências (PNRMAV), que completa 25 anos em maio de 2026, representou um marco de muita relevância ao incorporar o tema das violências e dos acidentes ao campo da Saúde Pública brasileira, ampliando a atuação do setor para além do atendimento aos ferimentos e incluindo ações de prevenção, vigilância, promoção da saúde e atenção integral às vítimas. Para refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas dessa trajetória, o Informe ENSP conversou com as pesquisadoras do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) Cecília Minayo e Edinilsa Ramos que, junto com Simone Assis, tiveram liderança na elaboração da PNRMAV.