conteúdo de marcação
Você está em:

Centro de Referência Professor Hélio Fraga

O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), criado em 1984 pela Campanha Nacional Contra a Tuberculose, é a instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias, destacando-se como órgão de apoio às ações nacionais em saúde pública.

Ao CRPHF compete planejar, coordenar e executar atividades relativas a estudos, pesquisas, capacitações e desenvolvimento de inovações tecnológicas nas áreas de vigilância, prevenção e controle da tuberculose, outras micobacterioses e pneumopatias de interesse em saúde pública; planejar, coordenar e executar atividades do Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e outras micobacterioses; disseminar conhecimento por meio da formação, atualização e treinamento dos profissionais do SUS; produzir e fornecer insumos biológicos para o diagnóstico laboratorial em apoio às demandas da rede nacional de laboratórios de saúde pública, na sua área de competência.

O CRPHF se localiza no bairro de Curicica, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Integram o CRPHF: Prédio Técnico que abriga os serviços de ensino, pesquisa, gestão institucional, gabinete e a Biblioteca Walter Mendes; Alojamento que recebe estudantes de toda a Fiocruz, Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses; Ambulatório de Pesquisa e a Farmácia.

As pesquisas desenvolvidas no CRPHF refletem a diversidade do campo da saúde coletiva e se expressam em diferentes tipos de abordagens que vão desde a área da biologia molecular à bioética, passando igualmente por estudos clínicos e epidemiológicos em apoio ao desenvolvimento de sua missão.   

No CRPHF, são desenvolvidas atividades estratégicas de ensino para o SUS no nível de qualificação profissional e lato sensu, as quais se destacam o Curso de Especialização em Pneumologia Sanitária, que recebe profissionais de todo o Brasil desde 1979 e o Curso Nacional de Bacteriologia da Tuberculose que capacita profissionais dos Lacens que atuam no diagnóstico da tuberculose desde 1984.

O Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses Angela Maria Werneck apoia tecnicamente os Laboratórios Centrais de Saúde Pública dos estados (LACENs), realizando complementação diagnóstica através de exames de alta complexidade. Realiza também a confirmação dos casos de tuberculose multirresistente e identificação de espécies de micobactérias não causadoras de tuberculose.

O Ambulatório de Pesquisa Germano Gerhardt (APGG), criado em 1995, é uma unidade de referência terciária para tuberculose, prestando assistência multidisciplinar aos pacientes portadores de tuberculose multirresistente, casos mais graves da referida doença e de outras micobacterioses para o Município do Rio de Janeiro e outras regiões do estado que são referenciados dentro do sistema público de saúde.

A Farmácia do CRPHF atua assegurando o acesso aos medicamentos para tuberculose através de ações integradas com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do MS. Realiza também atendimento de pacientes oriundos do APGG. Dentre os serviços prestados, destaca-se a consulta farmacêutica, que consiste em orientar os pacientes quanto à tomada diária dos medicamentos, condições de armazenagem, interação com outros medicamentos, ocorrência de reações adversas esperadas e a importância da adesão ao tratamento.

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/departamento/heliofraga

Scroll To Top rodape